S. Pedro do Estoril, Cascais | +351 214 680 541

header

As palavras da Palavra no CCC

Na tarde de sábado, 22 de Fevereiro de 2014, a Associação Cultural das Areias apresentou oficialmente o novo livro do Pe. Gonçalo Portocarrero de Almada com Zita Seabra, «As palavras da Palavra». Algumas dezenas de pessoas juntaram-se no Centro Cultural de Cascais para ouvirem da boca dos autores as razões que levaram à elaboração desta obra. Rita Zilhão, da Associação das Areias, moderou a apresentação, passando a palavra inicial para o Dr. Jaime de Almeida, que fez a sua apreciação do livro não poupando elogios aos 2 escritores.

Salientando a «profundidade e bom humor» do Pe. Gonçalo, e a «determinação e profissionalismo» de Zita Seabra, o Dr. Jaime de Almeida descreveu este livro como «um dialogo interessante, equilibrado e apaixonante mesmo». Segundo a observação do orador, a forma como as parábolas de Jesus vão sendo apresentadas trazem à conversa diversos assuntos da actualidade e do Homem contemporâneo. O Dr. Jaime de Almeida terminou o seu discurso dizendo que «este é um excelente livro, recheado de ensinamentos».

Tomou depois a palavra o Pe. Gonçalo que explicou como é difícil pegar nas palavras, por vezes duras, que Jesus profere nas parábolas. E Zita Seabra acrescentou que a sua parte foi a mais fácil, fazer perguntas, e que o bom resultado final do livro se deve à vivacidade das respostas do entrevistado, que «expõe a doutrina com uma linguagem actual, com segurança e inteligência, e que é um privilégio poder ter estes diálogos com o Pe. Gonçalo.»

Alguns dos presentes terão aprendido um verbo novo: parabolar. E que significa “falar sobre as parábolas de Jesus”. Estas não são uma espécie de fabulas de La Fontaine, com fins moralistas, mas são um convite permanente à meditação, à oração e ao dialogo com a Palavra de Deus, como explicou Zita Seabra.

No final houve o habitual momento de perguntas e respostas. Certamente todos os presentes saíram mais ricos com tudo o que foi dito neste encontro. E certamente também todos saíram com uma imensa vontade de ler este livro que é um convite e uma ajuda ao entendimento das Parábolas de Jesus.

Areias, 22 de Fevereiro de 2014