S. Pedro do Estoril, Cascais | +351 214 680 541

header

Voluntariado e Solidariedade

A responsabilidade pessoal pelo bem comum é intrínseco à cidadania activa que se procura viver nas Areias. Com projectos de voluntariado e solidariedade nacionais (na grande urbe - perto ou um longe de casa - e no meio rural) e internacionais, directa ou indirectamente todos podem fazer mais e ajudar.

“No fundo de todos nós, há muito mais do que aquilo que tivemos oportunidade de explorar. Se não criarmos um ambiente favorável que nos permita descobrir os limites do nosso potencial, nunca conheceremos o que se esconde em nós. Mas cabe-nos apenas a nós decidir onde queremos ir. Somos os pilotos e os navegadores deste planeta. Se levarmos o nosso papel a sério, podemos alcançar o destino que procuramos.”

Muhammad Yunnus (Prémio Nobel da Paz 2006), no prefácio do seu livro O Banqueiro dos Pobres

 

Área da Grande Lisboa

"Voluntariado à porta de casa" ... e em casa... é um lema sempre presente nas Areias.

Promovemos visitas a famílias carenciadas, a idosos que necessitam de companhia, a crianças cuja principal escola é a rua.

Para isso procuramos secundar as necessidades de instituições de solidariedade social na zona da sede das Areias, nomeadamente:

  • Centro Social e Paroquial de S. Pedro e S. João do Estoril
  • ATL da Misericórdia da Galiza
  • Lares e centros de dia na zona

 

Meios Rurais

O intercâmbio entre zonas urbanas e zonas rurais proporciona um enriquecimento mútuo na sabedoria de ambos os viveres, onde o tempo do tempo, a vivência entre gerações e a dependência dos ritmos da natureza são tão diferentes.

Em conjugação com as autoridades e forças vivas locais, e indo ao encontro das necessidades das populações, o Clube das Areias organiza anualmente campos de trabalho de voluntariado com a duração entre uma a duas semanas nas férias de Verão para alunas do ensino secundário e universitário.

 

Projectos Internacionais

A processo de globalização que caracteriza a sociedade actual expressa-se e exige também uma globalização da solidariedade. Por isso são múltiplos os projectos de voluntariado e de ajuda humanitária internacional nos locais mais recônditos do planeta.

Desde o seu início, a Associação Cultural das Areias tem feito parte de alguns destes projectos, nomeadamente em África, convidando a participar directa e indirectamente, quer com o trabalho integrando equipas de estudantes universitárias, quer promovendo-as e apoiando-as financeiramente. Deste modo procura contribuir para uma cultura da solidariedade.

 

  • Projecto Cabo Verde
  • Projecto Mehandan
  • Projecto Harambee
Tamanho site PCV

Projecto Cabo Verde

O Projecto Cabo Verde é levado a cabo por estudantes universitárias de vários países e tem como objectivo promover um desenvolvimento humano sustentável. As acções desenvolvidas abrangem quatro pilares fundamentais: a educação, a saúde, o ambiente e a formação da mulher, procurando responder a necessidades prementes, favorecer a participação da comunidade e formar líderes locais de modo a que sejam as próprias populações as impulsionadoras de iniciativas similares.

Mais informações no site do Projecto Cabo Verde. 

Projecto Mehandan

Mehandan é uma área rural dos Camarões, situada a 25 km da capital, Yaoundé. Não tem quaisquer infra-estruturas e a maioria da população vive com menos de 1 dólar por dia.

As Areias propõem-se apoiar financeiramente a construção de um dispensário médico.

Mais informações no filme e no folheto.

Projecto Harambee

Harambee Africa International teve o seu início com a canonização de Josemaría Escrivá, fundador do Opus Dei, e promove programas educativos em África e para África, tais como projectos de desenvolvimento na África Sub-Sahariana e actividades de comunicação e sensibilização no resto do mundo com o objectivo de difundir a cultura africana.

Mais informações no site do Harambee

 


Veja as actividades de voluntariado para: Universitárias e jovens profissionais | Clube das Areias